Título: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR DE BIOLOGIA: SUBSÍDIOS PARA UM LETRAMENTO CIENTÍFICO CRÍTICO NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO CTSA
Discente: Dália Melissa Conrado
Orientador: Charbel N. El-Hani
Debatedora: Claudia de Alencar Serra e Sepulveda
Resumo: Devido às potencialidades do uso de questões sociocientíficas (QSCs) numa perspectiva da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), e da necessidade de se estabelecer métodos e estratégias de ensino capazes de superar determinados problemas da educação tradicional-tecnicista, este trabalho objetiva contribuir na análise de três características (concebidas como princípios de design: uso de QSC, modelo de argumentação de Toulmin, didática de três fases de Hodson) em uma Sequência Didática (SD) sobre ecologia, ética e evolução para melhoria da capacidade de mobilização de conhecimentos científicos e éticos nos contextos do Ensino Superior de Biologia (ESB) e da formação de cidadãos capazes de Tomada de Decisão Socialmente Responsável (TDSR) e Ação Sociopolítica (ASP). Para isso, iremos: a) realizar um mapeamento descritivo dos frameworks propostos para o uso de QSC no ensino de ciências, discutindo pressupostos ontológicos, epistemológicos, pedagógicos e éticos desses frameworks; b) apresentar uma proposta de framework para o uso de QSC no ensino de ciências, fundamentada numa visão ampla de conteúdos (considerando suas dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais) e no objetivo de letramento científico crítico na Educação CTSA; c) discutir e analisar a aplicação dos três princípios de design, numa SD proposta para o ensino superior de Biologia, considerando o framework elaborado. Com a análise dos resultados, esperamos contribuir para aperfeiçoar a adoção de QSC no ensino de ciências, para a a formação de estudantes capazes de TDSR sobre indivíduos, sociedades e ambientes e ASP em direção a maiores justiça social e sustentabilidade ambiental.
Português, Brasil