Objetivos

Desde a sua criação, o PPGEFHC tem sido pautado pela compreensão de que mesmo o pesquisador especializado estritamente no campo do ensino das ciências deve ter uma sólida formação em epistemologia e manter intenso diálogo com a filosofia e história das ciências. Afinal, como salienta Matthews (1994), muitos debates educacionais não podem ser devidamente entendidos sem uma compreensão informada histórica e filosoficamente do que está em pauta, como no caso, por exemplo, dos debates sobre o construtivismo e sobre a educação multicultural. 

Em síntese, o PPGEFHC tem como foco de atenção de pesquisa e do curso o exame crítico das ciências, dos seus resultados, da sua produção e da sua difusão, especialmente por meio do ensino, distribuindo suas atividades em duas áreas de concentração:
 
i) Educação científica e formação de professores de ciências, notadamente de física, química, biologia e matemática.
ii) História e filosofia das ciências e implicações para o ensino das ciências.
 
A atuação dos docentes, as atividades didáticas e toda a vida acadêmica do nosso Programa gira ao redor desses dois marcos num explícito esforço de diálogo aberto. Nesse sentido, almeja-se que a educação científica e a formação de professores se beneficie da história das ciências e da epistemologia no sentido de fomentar uma perspectiva crítica e bem fundamentada acerca da prática educacional nessa área, bem como que a epistemologia se confronte com os desafios que as práticas científicas e educacionais impõem (como, por exemplo, questões associadas ao relativismo, multiculturalismo, papel social, justificação, etc).