Oferta de Disciplinas do Semestre 2021.1

 

OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES NO SEMESTRE LETIVO 2021.1*

 

CÓD

DISCIPLINAS OPTATIVAS

DOCENTE

HORÁRIO

LOCAL

CR

CH

NT

FIS566

SIAC (FIS566)

Teorias e modelos de ensino e aprendizagem

Lynn Alves

07:55 - 11:35 (Quarta-feira)

REMOTO

4

68

OP

PPGEFHC000000024

SIAC (EDCK82)

Entrevistas como pesquisa: teoria, métodos e técnicas

Katemari Rosa

09:45 - 11:35 (Quarta-feira)

REMOTO

2

34

OP

FISC40

Tendências em Educação Matemática

Andréia Oliveira e Jonei Barbosa

18:30 - 22:10 (Quarta-feira)

REMOTO

4

68

OP

PPGEFHC000000015

SIAC (EDCK84)

Educação e Territorialidades em Comunidades Tradicionais

Fábio Vieira

07:55-10:40 (Sexta-feira)

REMOTO

3

51

OP

PPGEFHC000000023

SIAC (EDCK81)

International academic writing

Luca Tateo

09:45 - 11:35 (Quarta-feira)

REMOTO

2

34

OP

BIOA74

SIAC (BIOA74)

Fundamentos de Biologia

Charbel Niño El-Hani

15:45 - 17:35 (Terça e Quinta-feira)

REMOTO

4

68

OP

FISD02

SIAC (FISD02)

Descolonizando Saberes: contribuições da ciência africana e afrodiaspórica

Bárbara Carine Soares Pinhieiro & Katemari Rosa

13:55-15:45 (Quinta-feira)

REMOTO

2

34

OP

PPGA000000037

Antropologias das ciências**

Paride Bollettin

11.35 às 16:30 (Segunda-feira)

REMOTO

4

68

OP


 FCH637

Epistemologia Geral: Controvérsias e consensos nas ciências***

Olival Freire Júnior

9:45 às 11:35 (Terça e Quinta-feira)

REMOTO

4

8

OP

PPGEFHC000000022

Perspectivas Quali-Quanti nas Pesquisas em Ensino

Amanda Amantes

13:55 - 17:35 (Segunda-feira)

REMOTO

 

68

OP

PPGEFHC000000027

SIAC (QUIC87)

Pedagogia Marxista e Pós-verdade

Hélio Messeder Neto

18:30-22:10 (Quarta-feira)

REMOTO

4

68

OP

PPGEFHC000000025

SIAC (QUIC88)

A Constituição da Química como Ciência Moderna

Edilson Fortuna de Moradillo

18:30-22:10 (Terça-feira)

REMOTO

4

68

OP

FISC93

Uso Didático da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: Casos Exemplares da Física

Elder Sales Teixeira e José Fernando Moura Rocha

9:45 às 11:35 (Terça feira)

REMOTO

2

34

OP

FISB91

SIAC (FISB91)

Pluralismo Cultural e Aprendizagem Escolar em Ciências

Rosiléia Oliveira de Almeida

7:55 às 11:35 (Quinta-feira)

REMOTO

4

68

OP

FISD15

SIAC (FISD15)

História das Mulheres, Epistemologias Feministas e Educação para Equidade de Gênero

Claudia Sepulveda e Indianara Silva

 8:50 às 11:35 (Quinta-feira)

REMOTO

3

51

OP

PPGEFHC000000017

SIAC (EDCK83)

Ensino de Ciências:Criatividade e Experimentação

Rejâne Maria Lira da Silva

14:50 às 1::30 (Terça-feira)

REMOTO

4

68

OP

FISC19

SIAC (FISC19)

Questões Sociocientíficas e Argumentação no Ensino de Ciências

Nei de Freitas Nunes Neto & Fabiana R. Gonçalves e Silva Hussein

13:55 às 16:40 (Terça-feira)

REMOTO

3

51

OP

FISC16

SIAC (FISC16)

Contribuições da Etnobiologia para o Ensino e Formação de Professores de
Ciências Sensíveis à Diversidade Cultural

Geilsa Costa Santos Baptista

13:55 às 17:35 (Quinta-feira)

REMOTO

4

68

OP

 

 


CÓD

 ATIVIDADE

DOCENTE

HORÁRIO

LOCAL

CR

CH

NT

FISA98

Seminário de Pesquisa – Mestrado e Doutorado

Andréia Oliveira e Marco Barzano

14:00-16:00 (Sexta-feira/Mensal)

REMOTO

1

17

AT

FISA73

Pesquisa Orientada – Mestrado e Doutorado

Orientador(a)

Não se aplica

1

17

AT

FIS794

Exame de Qualificação – Mestrado e Doutorado

Orientador(a)

Não se aplica

0

AT

FISB06

Projeto de Dissertação – Apenas Mestrado

Orientador(a)

Não se aplica

1

17

AT

FIS795

Projeto de Tese – Apenas Doutorado

Orientador(a)

Não se aplica

1

17

AT

 

Observações:

*Todos os componentes curriculares irão ocorrer remotamente com atividades síncronas e assíncronas, sendo utilizadas plataformas diversas, a critério do(a) docente.

(**) Disciplina do Programa de Antropologia, sendo ofertadas 10 (dez) vagas para o PPGEFHC.

(***) Disciplina do Programa de Filosofia, sendo ofertadas 15 (quinze) vagas para o PPGEFHC.

 

 

EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES – SEMESTRE 2021

FIS566 - TEORIAS E MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM   SIAC GRADUAÇÃO (FIS566)

A disciplina objetiva discutir o ensino de ciências sob diferentes perspectivas: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sócio-cultural. Nesse sentido, buscar- se á trabalhar modelos de ensino que estejam fundamentados em teorias de ensino e aprendizagem utilizadas na pesquisa contemporânea em ensino de ciências. Em vista de sua importância, será dado destaque ao debate sobre o construtivismo no ensino de ciências.

PPGEFHC000000024 - ENTREVISTAS COMO PESQUISA: TEORIA, MÉTODOS E TÉCNICAS  SIAC GRADUAÇÃO (EDCK82)

Entrevistas são amplamente utilizadas em pesquisas em ensino de ciências, geralmente, como técnicas de coletas de dados. Neste curso, problematiza-se a noção de entrevista como algo puramente técnico para se compreender os pressupostos teórico-epistemológicos de entrevistas, além do questionamento em relação ao que são dados obtidos nesses processos. Debates fundamentados sobre ética na pesquisa, bem como legislação e papel dos comitês de éticas também estão presentes neste componente curricular. O curso conta, além disso, com uma abordagem prática para construção de instrumentos de pesquisa com entrevistas.


FISC40 - TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMATICA

O curso focará o estudo da Educação Matemática como campo de investigaçãodelimitando seu objeto, as principais referências teóricas e sua articulação com outras áreas científicas e a prática profissional. Para operacionalizar esse objetivo, serão tomadas algumas frentes de pesquisa consolidadas na área, como psicologia em educação matemática, uso das tecnologias informáticas, resolução de problemas, modelagem matemática, investigações matemáticas, etnomatemática, história da matemática, comunicação na aula de matemática e desenvolvimento profissional dos professores que ensinam matemática.

PPGEFHC000000015 - EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADES EM COMUNIDADES TRADICIONAIS  SIAC GRADUAÇÃO (EDCK84)  

Abordagens e concepções de território e territorialidade. Estudo das relações entre a educação e a diversidade de territorialidades presentes em comunidades tradicionais. Os saberes constituídos na relação ser humano e natureza em comunidades tradicionais. Análise de referenciais epistemológicos que possibilitem compreender a educação em uma relação ecológica de saberes.

PPGEFHC000000023 - INTERNATIONAL ACADEMIC WRITING  SIAC GRADUAÇÃO (EDCK81)

O "Kitchen Seminar" é um grupo de “reflexão internacional" que tem ocorrido continuamente através de reuniões semanais presenciais e de videoconferência desde 1997. O seu foco é a discussão de projetos novos ou em andamento (projetos de investigação, esboços de publicações, novas ideias para a investigação). Foi criado (através de entregas semanais de materiais de discussão diretamente em caixas de correio eletrônico) por uma comunidade de investigação internacional dinâmica, que conta com cerca de 500 membros de todo o mundo. Funciona com base nos princípios básicos da plena igualdade de expressão de ideias construtivas independentemente da senioridade ou disciplina.

Objetivos
1) Cultivar novas ideias no campo da psicologia cultural, educação, ciências sociais e história das ideias.
2) Participar de um núcleo internacional de pesquisadores e interagir em inglês.
3) Aprender como desenvolver o trabalho de pesquisa em rede internacional.
4) Melhorar a redação acadêmica e habilidades para apresentar
Serão realizadas webconferências interativas ao vivo, através das quais haverá a apresentação de um projeto de pesquisa, de uma publicação ou de novas ideias para a investigação e a sua posterior discussão pelos participantes. Em linhas gerais, o/a autor/a do trabalho em discussão faz uma breve introdução (cerca de 10 minutos) e especifica melhor em que direção deseja que a discussão possa seguir. Solicita-se que os demais participantes leiam o trabalho previamento (que será enviado por e-mail uma semana antes). As sessões são realizadas com a apresentação do/da autor/a seguida da discussão geral com a participação dos/das participantes.

BIOA74 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA  SIAC GRADUAÇÃO (BIOA74)

A disciplina tem como objetivo discutir os fundamentos do pensamento biológico, desde a perspectiva de um tratamento filosófico das teorias e dos conceitos de maior relevância na estrutura de tal pensamento. Espera-se, com isso, que os estudantes possam ter uma visão mais integrada e profunda da Biologia como ciência e dos seres vivos como sistemas, indo além de uma compreensão fragmentária de teorias biológicas isoladas de suas dimensões históricas, filosóficas e sociais, e alcançando um entendimento da organização viva e de sua evolução como objetos privilegiados da Biologia e da Biologia como uma ciência autônoma, mas não independente da Física e da Química, com objeto de estudo, estrutura conceitual e metodologia próprias.


FISD02 - DESCOLONIZANDO SABERES: CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA AFRICANA E AFRODIASPÓRICA  SIAC GRADUAÇÃO (FISD02)

Este componente curricular visa discutir uma concepção descolonizada de ciência que valorize produções não eurocentradas, aprofundando na ciência do povo africano e afrodiaspórico, pautando um debate acerca do racismo estrutural no Brasil, do epistemicídio e da pilhagem epistêmica acerca da produção acadêmica desses povos.


PPGA000000037 - ANTROPOLOGIAS DAS CIENCIAS

A disciplina entende apresentar um panorama das diferentes abordagens ao tema da produção de conhecimentos sobre o mundo e como estes refletem tantos relações de poder como pressupostos epistemológicos específicos. O foco da disciplina serão os debates históricos e contemporâneos sobre as epistemologias e praticas cientificas, as hibridizações teóricas entre a ciência oficial e saberes alternativos, e as politicas cientificas no cenário contemporâneo.

FCH637 - EPISTEMOLOGIA GERAL: CONTROVÉRSIAS E CONSENSOS NAS CIÊNCIAS

A disciplina examina como as distintas perspectivas da filosofia da ciência abordam a existência de controvérsias na prática científica. Do mesmo modo, atenção será prestada ao que a filosofia da ciência diz sobre os mecanismos de construção de consensos na ciência. Estas tarefas serão realizadas através de um percurso por obras de pensadores do Círculo de Viena, Karl Popper, Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend, Stephen Toulmin e autores que têm se engajado, nos últimos vinte anos no exame de controvérsias em ciências, a exemplo de Marcelo Dascal e Peter Machamer. Em paralelo, alguns episódios de controvérsias em ciências ao longo do século XX serão examinados a partir destas perspectivas filosóficas.

PPGEFHC000000022 - PERSPECTIVAS QUALI-QUANTI NAS PESQUISAS EM ENSINO

A disciplina se fundamenta na discussão de parâmetros qualitativos e quantitativos na condução de investigações da área de Ensino. Nesse sentido, propõe-se o estudo do significado da medida nesse campo e sua incorporação nos processos de investigação que lidam com objetos de natureza qualitativa. Discute-se procedimentos e métodos utilizados em pesquisas cujo foco está em traços latentes. Ressaltamos os limites e possibilidades de integração das duas perspectivas (quali-quanti) em virtude da coerência interna das investigações.

PPGEFHC000000027 - PEDAGOGIA MARXISTA E PÓS-VERDADE  SIAC GRADUAÇÃO (QUIC87)

Este componente curricular tem como objetivo discutir os fundamentos marxistas da pedagogia histórico-crítica, apontar suas críticas às teorias pedagógicas pós-modernas no Ensino  de Ciências e apontar fundamentos para uma prática pedagógica histórico-crítica em tempos de pós-verdade na crise estrutural do capitalismo.  

PPGEFHC000000025  - A CONSTITUIÇÃO DA QUÍMICA COMO CIÊNCIA MODERNA   SIAC GRADUAÇÃO (QUIC88)

Este componente tem como objetivo discutir os aspectos históricos e filosóficos da constituição da química como ciência moderna e suas implicações para o ensino de química na perspectiva sócio-histórica


FISC93 - USO DIDÁTICO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CASOS EXEMPLARES DA FÍSICA

Apresentar e discutir, na prática, estratégias de ensino de ciências com uso didático de HFC. Isto será feito a partir da discussão de dois temas da Física, escolhidos como casos exemplares: (i) Gravitação Universal de Newton, pois representou importantes mudanças conceituais na própria física e também propiciou uma mudança na visão de mundo do homem em relação ao seu lugar no universo sendo, portanto, um divisor de águas com grande impacto na física e na sociedade; (ii) O Problema da Natureza da Luz, pois este é um tema que, apesar presente ao longo de todo o desenvolvimento da Óptica, desde os tempos mais remotos, não tem sido explorado adequadamente em todo o seu potencial unificador, o que pode ser feito abordando os aspectos teóricos e experimentais dos principais fenômenos ópticos, a partir de pontos de vista diferentes, isto é, tratando os resultados experimentais a partir dos modelos de onda e de partícula. Deste modo, espera-se que esta disciplina possa contribuir para uma compreensão dos possíveis papéis que a HFC pode exercer no ensino e aprendizagem das ciências em situações reais de sala da aula.


FISB91 - PLURALISMO CULTURAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR EM CIÊNCIAS  SIAC GRADUAÇÃO (FISB91)

Demarcação e diálogo de saberes no ensino de Ciências. Conceitos de cultura, conhecimento científico e conhecimento cotidiano. Construtivismo contextual, Pluralismo epistemológico e multiculturalismo crítico como fundamentos para o ensino de Ciências. A sala de aula de Ciências como espaço intercultural. Educação científica como cruzamento de fronteiras. A perspectiva de circularidade entre culturas. Currículo de ciências e aprendizagem da linguagem científica. Movimento Ciência para Todos e diversidade cultural. Possibilidades de articulação do plano social da sala de aula com o plano social mais amplo na dimensão cultural. Perspectivas curriculares voltadas para a educação intercultural.

FISD15 - HISTÓRIA DAS MULHERES, EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE DE GÊNERO   SIAC (FISD15)

Pretende-se problematizar a invisibilidade das contribuições das mulheres na ciência e tecnologia, discutir suas razões e apontar caminhos para dar voz às mulheres na história da ciência a partir de estudos de casos, bem como serão discutidos alguns aspectos historiográficos relevantes para o estudo de gênero e ciência.  A crítica feminista às implicações dos aspectos culturais e sociais da produção do conhecimento científico à manutenção de preconceitos também será objeto da disciplina por meio de uma breve revisão das epistemologias feministas que surgiram no século XX. Por fim, analisaremos como a história das mulheres e o exame das epistemologias feministas podem contribuir com bases teóricas e práticas para uma educação científica voltadas a equidade de gênero. Ao fazê-lo, pretendemos dialogar com o conceito de interseccionalidade, discutindo a pertinência e possibilidade de articulação de gênero com outros marcadores de identidade como raça e classe.

PPGEFHC000000017 - ENSINO DE CIÊNCIAS:CRIATIVIDADE E EXPERIMENTAÇÃO  SIAC GRADUAÇÃO (EDCK83)

Reflexões sobre o Ensino de ciências. Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A Criatividade. Opção e Aptidão. A Educomunicação. A educação formal e não-formal. Educação Científica Intercultural. A produção de material didático –Criando um espaço para ensinar Ciências. A Ciência Cidadã: Bases para a formação de novos Cientistas


FISC19 - QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS   SIAC GRADUAÇÃO (FISC19)

Questões Sociocientíficas (QSCs) como instrumentos para um ensino de Ciências contextualizado por História, Filosofia e Sociologia das Ciências, com ênfase em questões do ensino de biologia. Inserção de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nas QSCs. Estratégias argumentativas e aspectos lógicos na construção e na resolução de QSCs. Oficina de construção de QSCs para o Ensino de Ciências.

FISC16 - Contribuições da Etnobiologia para o Ensino e Formação de Professores de Ciências Sensíveis à Diversidade Cultural  SIAC GRADUAÇÃO (FISC16)

Contribuições da etnobiologia para a formação de professores de ciências sensíveis ao diálogo intercultural, letramento científico e tomada de decisões; Demarcação do conhecimento científico com relação aos demais sistemas de conhecimentos, contemplando as dimensões históricas e filosóficas da ciência; Investigação dos conhecimentos culturais de estudantes, produção de recursos e sequências didáticas para o diálogo intercultural no ensino de ciências.

 

19.01.2021

 

Português, Brasil