Maritza Mateus-Vargas

Título: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DESCOLONIAL: O CASO DO GRAU BIOLOGIA DAS UNIVERSIDADES UNIVERSIDAD DISTRITAL FJC EA UNIVERSIDAD PEDAGOGÍA NACIONAL (BOGOTÁ - COLÔMBIA)
 
Discente:Maritza Mateus-Vargas
Orientador(a): Bárbara Carine Pinheiro da Anunciação
Coorientador(a): Adelaide Molina Andrade (UNIVERSIDAD DISTRITAL FRANCISCO JOSE DE CALDAS /COLÔMBIA)
Debatedor(a): A definir
 
Resumo: Neste momento houve a presença de uma violência epistêmica no ensino da ciência, que é dada por subcotação epistemologias tradicionais locais e focando o ensino penas na epistemologia ocidental ou Eurocentral (URIBE PEREZ, 2017). É por isso que buscamos o ensino tenha outras formas de ver os fenômenos naturais, como argumenta Cobern&Loving, (2001) incluindo essas visões podem atender diferentes necessidades dos alunos. Diante do conhecimento dos fenômenos naturais sobre os seres vivos, seus relacionamentos, comportamentos e mudanças, as culturas tradicionais possuem amplo conhecimento resultante de sua interação com a natureza. Isto tornou-se conhecido através de projetos desenvolvidos por diversas instituições ambientais (Alexander von Humboldt Recursos Biológicos ResearchInstitute Foundation Ecotropico Colômbia, Instituto Colombiano de Antropologia e História - ICANH, Tropenbos Foundation, entre outros) que valoram os conhecimentos formados pelas culturas tradicionais (indígenas, camponesas e afrodescendentes) e por isso iniciaram uma troca de conhecimentos que leva à criação de estratégias de conservação, nas quais a universidade e a escola podem estar envolvidas. Os professores de ciências, mais precisamente os professores de ciências biológicas, não podem desconhecer essas inovações, razão pela qual esta pesquisa busca desenvolver essa capacidade que o professor de biologia deve ter, como graduado do curso de biologia da universidade, para estabelecer conexões entre o conhecimento de diferentes culturas. É importante esclarecer que, embora tenha havido diferentes publicações que abordem esse conhecimento que poderiam ser utilizadas como material didático, é necessário que os professores de biologia em formação inicial formem conhecimentos sistemáticos que envolvam determinados saberes tradicionais e que permeiem seus conhecimentos. discurso profissional.