Mário Cézar Amorim de Oliveira

Título:NATUREZA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (NoBS) NA FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
 
Discente:Mário Cézar Amorim de Oliveira
Orientador(a):CharbelNiño El-Hani 
Debatedor(a): A definir
 
Resumo:A importância da Natureza da Ciência (NdC) na educação científica tem sido consideravelmente defendida nas pesquisas de educação em Ciências, de modo a ressaltar a necessidade de redefinir como e por que ensinar os conteúdos das Ciências e de reformular seus pressupostos, com vistas a uma educação científica contextualizada e menos preconceituosa. A NdC “envolve um arcabouço de saberes sobre as bases epistemológicas, filosóficas, históricas e culturais da Ciência” e sua compreensão envolve “saber do que ela é feita, como elaborá-la, o que e por que ela influencia e é influenciada” (MOURA, 2014). Para Mayr (2005), a constituição da Biologia como ciência é recente, por este motivo, é que possivelmente ainda hoje, muitos fenômenos próprios desse conhecimento sejam compreendidos a partir das ciências que se estabeleceram antes mesmo da Biologia, como por exemplo, a Química e a Física. No entanto, na construção do conhecimento biológico tem se concentrado discussões sobre princípios e características próprias dessa ciência que lhe conferem sua autonomia. Desse modo, nossa investigação se fundamenta na hipótese de que a organização de elementos epistemológicos, históricos, sociológicos e culturais das Ciências Biológicas na construção do que estamos denominando de Natureza das Ciências Biológicas (NoBS, na abreviatura do termo em inglês, NatureofBiologicalSciences) pode contribuir na melhoria da formação docente para o ensino de Ciências e Biologia. Assim, o objetivo principal dessa tese consiste em organizar os elementos da Natureza das Ciências Biológicas (NoBS) como constructo pedagógico que contribua para a melhoria do ensino de Biologia na educação básica e se articule na formação docente. Apresentaremos no seminário, as duas primeiras etapas dessa investigação que fundamentarão a proposição da NoBS.
 
Referências:
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MOURA, B.A. O que é Natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.