Linhas de Pesquisa Docente

LINHAS DE PESQUISA DO CORPO DOCENTE

DOCENTE

LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA

 

LINHA DE PESQUISA DO(A) DOCENTE

DESCRIÇÃO DA LINHA DE PESQUISA DO(A) DOCENTE)

Amanda Amantes Neiva Ribeiro

Ensino de Ciências

Aprendizagem de Ciências, avaliação, ambientes de ensino

Investigar processos de aprendizagem na perspectiva cognitivista, desenvolver e pesquisar métodos de avaliação de traços latentes relacionados ao processo de aprendizagem, desenhar ambientes de ensino e avaliar sua eficácia enquanto ferramenta didática, o que subentende a incorporação de diferentes perspectivas de estratégias     de  ensino,     tais     como     ludicidade, experimentação, simulações computacionais, etc.

Amilcar Baiardi

História das Ciências

História da Ciência

Investigações que   abordem   a   História das ciências agrárias e a história de sistemas de ciência e tecnologia.

Ana Paula Miranda Guimarães

Ensino de Ciências

Processos de Ensino e de Aprendizagem em Ciências e Biologia

Desenvolver, aplicar e investigar inovações educacionais de maneira colaborativa de temas variados de Biologia, na educação básica. Além disso, investigar o ensino e o processo de aprendizagem em sala de aulas de Ciências.

 

Multiculturalismo no Ensino de Ciências

Investigar a relação entre cultura e aprendizagem de ciências em salas de aula multiculturais e desenvolver estratégias didáticas e abordagens metodológicas que auxiliem uma educação científica culturalmente sensível.

André Luis Mattedi Dias

História das Ciências

Ciências, secularização, racismo, religiões  e espiritualidades: abordagens históricas e interdisciplinares sobre os problemas da secularização e do racismo e seus desdobramentos para as espiritualidades e/ou religiosidades.

Abordagens históricas e interdisciplinares acerca das relações entre ciências, secularismo, racismo, espiritualidades e/ou religiosidades.

Andréia Maria Pereira de Oliveira

Ensino de Ciências

Materiais curriculares educativos

Estudos referentes à elaboração e utilização de materiais curriculares educativos.

Formação e práticas de professores que ensinam Matemática

Estudos referentes à relação de professores que ensinam Matemática com processos de mudanças nos espaços de formação e nas práticas pedagógicas.

Bárbara Carine Soares Pinheiro

Ensino de Ciências

Ensino de Ciências e Formação de professores/as de Ciências na perspectiva

crítico-dialética

Estudos acerca das metodologias de ensino de ciências, formação de professores/as de ciência e currículo; todos dentro da perspectiva crítico-dialética.

Diversidade no Ensino de Ciências

Estudos referentes a contribuição da mulher e do povo negro na construção do conhecimento científico e suas implicações para o ensino.

Charbel Niño El-Hani

Filosofia das Ciências

Ensino de Ciências

Perfis conceituais e educação intercultural: bases filosóficas e empíricas e projetos situados na escola; natureza da ciência como construto pedagógico e estratégias de ensino; aspectos históricos e filosóficos no ensino de Biologia

Perfis conceituais e educação intercultural: bases filosóficas e empíricas e projetos situados na escola; natureza da ciência como construto pedagógico e estratégias de ensino; aspectos históricos e filosóficos no ensino de Biologia.

Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda

Ensino de Ciências

Gênero e Raça no Ensino de Ciências

Estudos que investiguem discursos e práticas das ciências naturais que, historicamente, produziram hierarquização de gênero e raça e como seu exame crítico pode desenvolver educação anti-opressão.

Estudos    que     investiguem     as  contribuições  das Epistemologias Feministas para Educação para equidade de Gênero

Perfil conceitual e Planejamento de Ensino

Investigações do potencial da teoria e dos modelos de perfis conceituais no planejamento de ensino.

Pesquisas em Design Educacional e Materiais Curriculares Educativos

Estudos que investiguem o desenvolvimento de Materiais Curriculares Educacionais por meio da pesquisa em planejamento (Design Research).

 

Ecivaldo de Souza Matos

 

 

 

Ensino de Ciências

Concepção, desenvolvimento e avaliação de materiais e práticas didáticas para desenvolvimento do raciocínio computacional

Incluem-se trabalhos que considerem a pesquisa, a experienciação, a produção ou a avaliação de práticas ou recursos didáticos voltados à formação de estudantes ou de professores para desenvolvimento de habilidades do raciocínio computacional.

Tecnologias educacionais e design de propostas e arquiteturas pedagógicas

Investigar práticas, técnicas e processos de design de arquiteturas pedagógicas ou de tecnologias educacionais (incluindo propostas e tecnologias assistivas).

Divulgação científica

Investigar práticas e estratégias de divulgação científica por meio das mídias digitais.

Gênero e raça no ensino e no

desenvolvimento de tecnologias educacionais

Nesta linha são considerados projetos de pesquisa que investiguem aspectos de gênero ou raça no ensino ou no desenvolvimento de tecnologias para ensino.

 

 

Edílson Fortuna de Moradillo

 

 

Ensino de Ciências

Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural no Ensino de Ciências

Investiga as contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para o ensino e aprendizagem de Ciências/Química.

Formação de professores de Ciências

Investiga o processo de formação de professores de Ciências/Química na perspectiva sócio-histórica.

Elder Sales Teixeira

Ensino de Ciências

Argumentação no Ensino de Ciências

Incluem-se trabalhos que visam investigar as contribuições e/ou implicações da argumentação no Ensino de Ciências.

História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências

Incluem-se trabalhos que visam investigar as contribuições e/ou implicações do uso didático da História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências.

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein

Ensino de Ciências

Formação de Professores em Ensino de Ciências

Ensino, aprendizagem e formação docente em ensino de ciências, com os seguintes interesses: Elaboração de recursos e materiais didáticos; Experimentação e Recursos Didáticos; Metodologias e Estratégias.

Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Investigação dos impactos teórico-práticos no Ensino de Ciências quando discussões sobre temas que envolvem relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, com enfoque em: 1) a alfabetização científica e tecnológica; 2) os debates socioambientais/sociocientíficos; 3) o estudo e análise das implicações científicas/tecnológicas na sociedade e no ambiente; e 4) Filosofia da Tecnologia.

Fábio Pessoa Vieira

Ensino de Ciências

Educação Ambiental

Investiga a Educação Ambiental como um processo que se constitui nos mais diversos territórios e lugares tendo as experiências vividas como eixo central para a sua compreensão. 

Sustentabilidade ambiental em comunidades tradicionais

Investiga a sustentabilidade ambiental que se realiza no cotidiano de comunidades tradicionais, tendo como alicerce para a constituição do sustentável, as pedagogias destas comunidades.

Epistemologias decoloniais e a formação docente

Investiga    as  epistemologias  decoloniais e suas ressonâncias na formação docente para o ensino das ciências.

Geilsa Costa Santos Baptista

Ensino de Ciências

Etnobiologia, Ensino e Formação de Professores de professores de Ciências Intercultural

Tendo por base a etnobiologia, seu objeto de estudo e procedimentos de pesquisa, o objetivo do grupo é a problematização, discussão e produção de conhecimentos sobre o ensino, a aprendizagem de ciências e suas relações com a formação de professores para a diversidade cultural. Busca enfatizar o respeito e a consideração da diversidade de saberes e práticas culturais, incluindo aí a ciência e as culturas dos estudantes como ponto de partida para interações dialógicas. O grupo reconhece a importância da inclusão da história e da filosofia da ciência como eixo que desencadeia a problematização e a reflexão sobre a formação docente e educação científica intercultural, gerando espaços para elaboração e proposição de novas metodologias e estratégias de ensino e pesquisa. A importância da educação científica com enfoque intercultural radica na discussão sobre a ampliação das visões de natureza dos sujeitos com ideias científicas para tomada de decisões em variados contextos socioculturais.

 

 

Gustavo Rodrigues Rocha

 

 

História das Ciências

 

Filosofia das Ciências

Ciência e Religião

Eu tenho trabalhado em uma perspectiva particular de epistemologia historicizada, a saber, uma investigação através de estudos de casos sobre formas de “epistemes rejeitadas”, aquelas formas de saberes que foram (ou que são) rejeitadas no sistema de saber moderno – inclui-se nesse estudo transdisciplinar o diálogo entre i) história das ciências e estudos de gênero, ii) história das ciências e estudos pós-coloniais e subalternos, iii) história das ciências e o oculto/ místico/ paranormal/ hermético, iv) história das ciências e das religiões e v) história das ciências e da tecnologia e a teoria sistema-mundo. O objetivo é buscar uma categoria mais geral que inclua (mas transcenda) essas categorias particulares. O método desse trabalho é o estudo de casos: instituições alternativas, periódicos alternativos e iniciativas de pesquisas e de fomento alternativas.

Divulgação Científica

Epistemologia

Epistemologia Feminista nos Estudos de Ciências

Fundamentos Filosóficos da Mecânica Quântica

História da Física do final do século XIX ao século XX

História da Psicologia e História da Psicanálise

História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física

 

 

 

 

Hélio da Silva Messeder Neto

 

 

 

 

Ensino de Ciências

Lúdico no ensino de ciências em uma perspectiva crítica

Incluem-se trabalhos que investigam o papel do lúdico no ensino e na aprendizagem dos conceitos científicos a partir de uma concepção crítico-dialética.

 

Divulgação Científica em uma perspectiva histórico-crítica

Incluem-se trabalhos que investigam a divulgação do conhecimentos científico tomado os pressupostos histórico-críticos da análise e fazendo críticas às

perspectivas pós-modernas de divulgação que relativizam o conhecimento científico

Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-Cultural no Ensino de Ciências

Incluem-se trabalhos que investigam contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática.

 

Indianara Lima Silva

 

História das Ciências

História da Física

Pesquisas em história da física no século XX, história da física no Brasil e suas implicações para o ensino de física.

História das Mulheres nas Ciências e Tecnologia

Estudos sobre o legado intelectual e cultural de mulheres para o desenvolvimento das ciências e tecnologia.

João Carlos Salles Pires da Silva

Filosofia das Ciências

Filosofia das Ciências

No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein retira da teoria do conhecimento (ou epistemologia) qualquer privilégio filosófico. Ela seria algo como uma filosofia da psicologia e, como tal, não seria o objeto próprio da lógica filosófica, cuja tarefa primacial seria a demarcação do campo do significativo e não a mera procura de verdades, característica das ciências naturais. Entretanto, nas Investigações Filosóficas e, sobretudo, em seus escritos posteriores a 1946, Wittgenstein volta-se à análise de vivências e faculdades anímicas, tendo por tema a gramática de expressões como: querer dizer, ter a intenção de, lembrar, desejar, ver como, etc. Nesse momento teórico, tarefas da lógica passam a depender de considerações epistemológicas, ainda que, entretanto, as absorva. Pretendemos, então, em nosso projeto, à luz desse novo contexto de análise wittgensteiniana da gramática da experiência, analisar em que medida, por um lado, Wittgenstein reconheceria a atual e rica literatura sobre a virtue epistemology como um lance legítimo e mesmo necessário ao trabalho filosófico. Por outro lado, tendo em conta sobretudo a obra de Ernest Sosa, mostrar como as análises de Wittgenstein (em particular, sobre a relação entre faculdades anímicas e a determinação das características estruturais da experiência) podem ser acolhidas e reconhecidas como uma possível fonte de interesse e inspiração para a virtue epistemology, ao lado talvez de Aristóteles e Descartes.

Jonei Cerqueira Barbosa

Ensino de Ciências

Matemática para o Ensino

Investiga a matemática específica e característica do saber do professor de matemática.

Formação inicial e continuada de professores de matemática

Investiga ações específicas - programas ou políticas públicas - de formação inicial ou continuada para professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

José Fernando Moura Rocha

Ensino de Ciências

História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências

Pesquisas que visam investigar as contribuições e/ou implicações da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Pesquisas explorando a história da física e suas implicações para o ensino de física.

José Luís de Paula Barros Silva

Ensino de Ciências

Ensino-aprendizagem de conceitos científicos

Investigação de processo de ensino de conceitos físico-químicos, considerando seu desenvolvimento histórico, bem como suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes de Licenciatura em Química.

Juan Manuel Sánchez Arteaga

História das Ciências

História da Biologia Humana e da Antropologia biológica

História da Biologia Humana e da Antropologia naturalista. Alteridade, raça e racismo científico na história da ciência.

História do pensamento evolucionista

História  do  pensamento  transformista/ evolucionista. Diferentes concepções naturalistas             sobre       a transformação/ evolução das espécies em diversas épocas e culturas, desde a antigüidade.

História das expedições científicas a América (S.XVI-XIX)

História de viagens científicas e expedições científicas, preferencialmente no Brasil e na América Latina (S.XVI-XIX).

História das Ciências no Ensino de Biologia

Contribuições e/ou implicações do uso da História das Ciências no Ensino de Biologia.

 

 

 

Katemari Diogo da Rosa

 

 

 

Ensino de Ciências

Interseccionalidades de Raça, Gênero e sexualidade na educação científica

Investigações que consideram as intersecções entre raça, gênero e sexualidades como produtoras de opressões nos processos educativos em ciências, de modo geral, e na Física, em particular.

Teoria Crítica da Raça e educação científica

Discussões sobre os mais diversos aspectos dos processos educacionais em ciëncias a partir da perspectiva da Teoria Crítica da Raça que, dentre outros elementos, coloca a centralidade da discussão na questão racial, admitindo o racismo como estruturante de nossa sociedade e experiências no mundo das ciências, particularmente na Física.

 

Luca Tateo

 

 

Filosofia das Ciências

 

Desenvolvimento da imaginação científica

Explora o papel dos processos imaginativos na epistemologia e na educação científica. Visa desenvolver e ampliar o campo de pesquisa da imaginação em ciências, envolvendo pesquisa, ensino e divulgação no campo dos estudos culturais aplicados à epistemologia e educação científica. Explora as maneiras como as pessoas formam suas ideias, por meio de uma combinação de trabalho imaginativo e não imaginativo e sua compreensão do conhecimento científico em contextos e práticas culturais.

“Injustiça epistêmica” no campo da educação

Explora o conceito de “injustiça epistêmica” no campo da educação, com particular enfoque na educação especial. Para construir sociedades melhores, mais inclusivas, democráticas e justas, devemos ser capazes de reconhecer as condutas, conscientes ou inconscientes, que têm consequências injustas, ou prejudicam moral e psicologicamente pessoas em qualquer tipo de condições especiais.

Luiz Carlos Soares

História das Ciências

História Social da Ciência e da Tecnologia

História Social da Ciência e da Tecnologia entre os séculos XV e XIX, com especial interesse nos seguintes temas: 1) As “Ciências” no Renascimento; 2) A “Revolução Copernicana” e a Emergência da “Ciência Moderna”; 3) O Mecanicismo Newtoniano e as Bases Intelectuais da Revolução Industrial; 4) O  Newtonianismo, a “Ciência Aplicada” e a Emergência da Tecnologia no Século XVIII; 5) A Ilustração, o Newtonianismo e a Filosofia Natural e Experimental no Século XVIII; 6) A História da Ideia de “Ciência” entre os Séculos XIII e XIX; e 7) As "Ciências" e a Cultura Científica no Brasil entre os Séculos XVI e XIX.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luiz Marcio Santos Farias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensino de Ciências

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Didática das ciências e Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, FORMAÇÃO E PRAXEOLOGIAS  PROFESSORAIS E  DISCENTES - Pesquisas que se interessam pelas noções de praxeologia e instituição. Trata-se de identificar e caracterizar praxeologias. As instituições de uso da matemática correspondem ao contexto da vida “real” ou às outras disciplinas. Trata-se, então, de reconhecer primeiramente as praxeologias em diferentes instituições, para, em seguida, analisar as relações entre estas, o que permite, posteriormente, criar novas relações e também exportar uma praxeologia de uma instituição de uso ao ensino de matemática. Assim, o fenômeno de circulação de praxeologias entre diferentes instituições (CASTELA, 2016) pode ser analisado e produzido. Portando, esta linha de investigação em didática da matemática, pretende identificar a natureza dos fenômenos de ensino e como estes podem ser estudados e modificados. Em particular, o uso de contexto reais em aula exige a análise de uma dimensão institucional que permita compreender as lógicas de uso e as lógicas de ensino para, posteriormente, poder estabelecer relações entre as praxeologias matemáticas de uso e as praxeologias matemáticas escolares. Este elemento metodológico permite posteriormente gerar novas propostas didáticas inovadoras, dentro do Paradigma do Questionamento do Mundo (Chevallard, 2013) que é definido na TAD em oposição ao paradigma de ensino tradicional, denominado de visita à obra. Neste novo paradigma, o desenvolvimento da investigação tem papel fundamental e os estudantes são vistos como geradores de conhecimentos, como responsáveis pelo seu processo de aprendizagem. Para tal propomos o estudo da: - Evolução ao longo do tempo em uma instituição de ensino dada. Trata-se de estudar a evolução do currículo ao longo do tempo para colocar em evidência as condições e restrições internas e externas; - Transição dos saberes, continuidade e de ruptura; - Circulação dos saberes entre instituições; análise do trabalho a interdisciplinar; - Instituições   produtoras de saberes africanos  e  das diásporas e enfrentamento do racismo.

DIDÁTICA    E     TECNOLOGIAS  EDUCACIONAIS  - Pesquisas interessadas pelo uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos. Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de saberes em diferentes níveis de ensino.   Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação, da Didática das Ciências  e    Matemática   atreladas  às tecnologias educacionais, como referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática. Nesse cenário, insere-se mais um desafio para educação, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e de conhecer. Por outro lado, também é fato que o acesso às tecnologias educacionais já é uma realidade para parte significativa da população, o computador, por exemplo, é visto como um recurso didático cada dia mais indispensável, que traz versáteis possibilidades   ao   processo   de   ensino   e aprendizagem e isso faz com que seja necessário a investigação do uso desse recurso. Assim, esta linha se propõe a pesquisar e desenvolver praxeologias acerca das tecnologias em cenários educacionais formais e não formais numa perspectiva inclusiva. Esta linha também fomenta experiências inovadoras para a educação que promovam a inclusão social no tocante às práticas educativas e o  uso   de   tecnologias   educacionais, englobando as   tecnologias   assistivas e o  desenho universal. No intuito de se constituir como um espaço de experimentação teórico-metodológica e didático-formativa, busca realizar um trabalho colaborativo num movimento de integração dos diversos espaços formativos.

INCOMPLETUDE DO  TRABALHO  INSTITUCIONAL – A força motriz desta linha de pesquisa é a busca e abertura de novas praxeologias para o trabalho dos professores e estudantes nas instituições proporcionando a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto educacional. Esta linha de pesquisa objetiva reconhecer elementos que compõem uma conceituação da incompletude   do    trabalho institucional. O estudo desse fenômeno possibilita a identificação e clareza de problemas didáticos (PD) que subsidiarão investigações no campo da Didática das Ciências e Matemática a luz da teoria antropológica do didático. São investigados fenômenos didáticos e noções que vão das mais gerais às mais específicas, no que se refere   ao    conceito   de    incompletude do trabalho institucional. Como alternativa para enfrentamento desses PD, com vistas a minimização das dificuldades de ordem praxeológica no que se refere ao ensino/estudo de saberes relativos à incompletude do trabalho institucional, investiga-se o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) como caminho para enfrentamento das incompletudes. Investigar e reconhecer as incompletudes da atividade institucional, além   de   auxiliar   no   delineamento   de problemas didáticos e objetos de investigação, conduz o foco das investigações  em Didática    do    Núcleo Interdisciplinar em   Ensino   e   Didática  das Ciências, Matemática e Tecnologias-NIPEDICMT sobre oque especificamente se coloca como condição e restrição no trabalho institucional dos sujeitos diante de objetos do saber. As investigações nesta linha focam questões teóricas, metodológicas, didáticas  e   cognitivas que oferecem apoio  às  praxeologias  de   professores  e aprendizes em diferentes instituições, como por exemplo na Educação Inclusiva, o que vem contribuindo para a estruturação de uma didática para o ensino de Ciências e Matemática oferecendo   aos   professores, ferramentas didáticas para acolher, em suas salas de aulas, todos os estudantes.

Lynn Rosalina Gama Alves

Ensino de Ciências

Processos de ensino aprendizagem em distintos espaços mediados pelos jogos digitais, séries televisivas, redes sociais, entre outras interfaces da cultura digital

Pesquisas que objetivem investigar a mediação das interfaces comunicacionais nos processos de ensino aprendizagem em distintos ambientes. Dentro desse contexto, investigações relacionadas com as funções executivas e jogos digitais, especialmente com jovens universitários estão totalmente aderente com a perspectiva investigativa.

Maria Cristina Martins Penido

Ensino de Ciências

Ensino de conceitos científicos

Trabalhamos buscando um aprimoramento das questões metodológicas para o ensino de Física nos diversos níveis de ensino. Voltamos à discussão para questões inerentes à experimentação bem como, para as questões de uso da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de física.

Formação de professores

Nesta linha pretendemos pesquisar a formação inicial e/ou continuada de professores de Física, enfatizando as seguintes questões: estrutura curricular e relações com a prática docente. Aplicação de novas metodologias e técnicas de ensino contemplando as dimensões históricas e   filosóficas   das   ciências.   Produção   de   materiais educacionais através das TIC e como estas são utilizadas no ensino médio.

Moema de Rezende Vergara

História das  Ciências

Território, Ciência e Nação

Estuda as contribuições de diversas ciências para a formação territorial do Brasil. Lembrando que o território brasileiro tinha uma grande parte desconhecida, durante vários períodos da história foi tarefa dos cientistas o conhecimento da natureza e de suas gentes.

 

Nei de Freitas Nunes Neto

Ensino de Ciências Filosofia das Ciências

Sistemas Agroflorestais e Agroecológicos como recursos didático-pedagógicos

Pesquisas envolvendo o planejamento, a implementação e a manutenção de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e agroecológicos como recursos didático-pedagógico para a educação em ciências e educação ambiental, incluindo a formação de professores de ciências, análise de mobilização das dimensões dos conteúdos, estudos etnográficos, entre outros aspectos. As atividades desta linha de pesquisa podem incluir o uso de Questões Sociocientíficas (QSC), a abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a realização e análise de Ações Sociopolíticas (ASP), entre outros. São acolhidos projetos que contemplem ao menos uma parte de suas atividades na zona rural.

Olival Freire Júnior

História das Ciências

História das Ciências

Pesquisas explorando a história das ciências da natureza, particularmente, ao longo dos séculos XIX e XX, e suas implicações educacionais e culturais.

Rejane Maria Lira da Silva

Ensino de Ciências

Educomunicação

Investigação    sobre  a     educação  enquanto  ação comunicativa, tendo a comunicação como um fenômeno presente em todos os modos de formação do ser humano.

Ensino de Ciências, Educação Científica e Educação em CTS

Investigação sobre as possibilidades e limitações de intervenções pedagógicas em educação científica  com estudantes da Educação básica.

Educação Museal

Investigação pautada na educação museal, definida como um quadro teórico e metodológico à serviço da elaboração, da realização e da avaliação das atividades educativas no meio museal, atividades cujo objetivo principal é a aprendizagem de saberes (conhecimento, habilidades e atitudes) pelo visitante.

Rosiléia Oliveira de Almeida

Ensino de Ciências

Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia

Investigação do processo de desenvolvimento e aplicação colaborativa de inovações educacionais em salas de aula de   Ciências   e   Biologia   e no campo da Educação Ambiental, bem como dos processos de ensino e de aprendizagem envolvidos.

Multiculturalismo, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia

Investigação das relações entre cultura e aprendizagem escolar e do processo de desenvolvimento de abordagens metodológicas e estratégias didáticas que promovam a educação científica e ambiental culturalmente sensível.

Waldomiro José da Silva Filho

Filosofia das Ciências

Epistemologia

Investigações em Epistemologia Contemporânea, notadamente temas em torno da definição, natureza e valor do conhecimento e da justificação epistêmica. Entre os tópicos centrais encontram-se problemas ao redor da "epistemologia do testemunho" e "epistemologia do desacordo". Uma fonte fundamental encontra-se no Naturalismo Epistemológico e na Epistemologia das Virtudes. São acolhidos projetos em Filosofia das Ciências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Português, Brasil