Linhas de Pesquisa Docente
LINHAS DE PESQUISA DO CORPO DOCENTE
DOCENTE |
LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA |
LINHA DE PESQUISA DO(A) DOCENTE |
DESCRIÇÃO DA LINHA DE PESQUISA DO(A) DOCENTE) |
Amanda Amantes Neiva Ribeiro |
Ensino de Ciências |
Aprendizagem de Ciências, avaliação, ambientes de ensino |
Investigar processos de aprendizagem na perspectiva cognitivista, desenvolver e pesquisar métodos de avaliação de traços latentes relacionados ao processo de aprendizagem, desenhar ambientes de ensino e avaliar sua eficácia enquanto ferramenta didática, o que subentende a incorporação de diferentes perspectivas de estratégias de ensino, tais como ludicidade, experimentação, simulações computacionais, etc. |
Amilcar Baiardi |
História das Ciências |
História da Ciência |
Investigações que abordem a História das ciências agrárias e a história de sistemas de ciência e tecnologia. |
Ana Paula Miranda Guimarães |
Ensino de Ciências |
Processos de Ensino e de Aprendizagem em Ciências e Biologia |
Desenvolver, aplicar e investigar inovações educacionais de maneira colaborativa de temas variados de Biologia, na educação básica. Além disso, investigar o ensino e o processo de aprendizagem em sala de aulas de Ciências. |
Multiculturalismo no Ensino de Ciências |
Investigar a relação entre cultura e aprendizagem de ciências em salas de aula multiculturais e desenvolver estratégias didáticas e abordagens metodológicas que auxiliem uma educação científica culturalmente sensível. |
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André Luis Mattedi Dias |
História das Ciências |
Ciências, secularização, racismo, religiões e espiritualidades: abordagens históricas e interdisciplinares sobre os problemas da secularização e do racismo e seus desdobramentos para as espiritualidades e/ou religiosidades. |
Abordagens históricas e interdisciplinares acerca das relações entre ciências, secularismo, racismo, espiritualidades e/ou religiosidades. |
Andréia Maria Pereira de Oliveira |
Ensino de Ciências |
Materiais curriculares educativos |
Estudos referentes à elaboração e utilização de materiais curriculares educativos. |
Formação e práticas de professores que ensinam Matemática |
Estudos referentes à relação de professores que ensinam Matemática com processos de mudanças nos espaços de formação e nas práticas pedagógicas. |
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Bárbara Carine Soares Pinheiro |
Ensino de Ciências |
Ensino de Ciências e Formação de professores/as de Ciências na perspectiva crítico-dialética |
Estudos acerca das metodologias de ensino de ciências, formação de professores/as de ciência e currículo; todos dentro da perspectiva crítico-dialética. |
Diversidade no Ensino de Ciências |
Estudos referentes a contribuição da mulher e do povo negro na construção do conhecimento científico e suas implicações para o ensino. |
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Charbel Niño El-Hani |
Filosofia das Ciências Ensino de Ciências |
Perfis conceituais e educação intercultural: bases filosóficas e empíricas e projetos situados na escola; natureza da ciência como construto pedagógico e estratégias de ensino; aspectos históricos e filosóficos no ensino de Biologia |
Perfis conceituais e educação intercultural: bases filosóficas e empíricas e projetos situados na escola; natureza da ciência como construto pedagógico e estratégias de ensino; aspectos históricos e filosóficos no ensino de Biologia. |
Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda |
Ensino de Ciências |
Gênero e Raça no Ensino de Ciências |
Estudos que investiguem discursos e práticas das ciências naturais que, historicamente, produziram hierarquização de gênero e raça e como seu exame crítico pode desenvolver educação anti-opressão. |
Estudos que investiguem as contribuições das Epistemologias Feministas para Educação para equidade de Gênero |
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Perfil conceitual e Planejamento de Ensino |
Investigações do potencial da teoria e dos modelos de perfis conceituais no planejamento de ensino. |
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Pesquisas em Design Educacional e Materiais Curriculares Educativos |
Estudos que investiguem o desenvolvimento de Materiais Curriculares Educacionais por meio da pesquisa em planejamento (Design Research). |
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Ecivaldo de Souza Matos
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Ensino de Ciências |
Concepção, desenvolvimento e avaliação de materiais e práticas didáticas para desenvolvimento do raciocínio computacional |
Incluem-se trabalhos que considerem a pesquisa, a experienciação, a produção ou a avaliação de práticas ou recursos didáticos voltados à formação de estudantes ou de professores para desenvolvimento de habilidades do raciocínio computacional. |
Tecnologias educacionais e design de propostas e arquiteturas pedagógicas |
Investigar práticas, técnicas e processos de design de arquiteturas pedagógicas ou de tecnologias educacionais (incluindo propostas e tecnologias assistivas). |
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Divulgação científica |
Investigar práticas e estratégias de divulgação científica por meio das mídias digitais. |
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Gênero e raça no ensino e no desenvolvimento de tecnologias educacionais |
Nesta linha são considerados projetos de pesquisa que investiguem aspectos de gênero ou raça no ensino ou no desenvolvimento de tecnologias para ensino. |
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Edílson Fortuna de Moradillo |
Ensino de Ciências |
Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural no Ensino de Ciências |
Investiga as contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para o ensino e aprendizagem de Ciências/Química. |
Formação de professores de Ciências |
Investiga o processo de formação de professores de Ciências/Química na perspectiva sócio-histórica. |
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Elder Sales Teixeira |
Ensino de Ciências |
Argumentação no Ensino de Ciências |
Incluem-se trabalhos que visam investigar as contribuições e/ou implicações da argumentação no Ensino de Ciências. |
História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências |
Incluem-se trabalhos que visam investigar as contribuições e/ou implicações do uso didático da História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências. |
Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein |
Ensino de Ciências |
Formação de Professores em Ensino de Ciências |
Ensino, aprendizagem e formação docente em ensino de ciências, com os seguintes interesses: Elaboração de recursos e materiais didáticos; Experimentação e Recursos Didáticos; Metodologias e Estratégias. |
Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
Investigação dos impactos teórico-práticos no Ensino de Ciências quando discussões sobre temas que envolvem relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, com enfoque em: 1) a alfabetização científica e tecnológica; 2) os debates socioambientais/sociocientíficos; 3) o estudo e análise das implicações científicas/tecnológicas na sociedade e no ambiente; e 4) Filosofia da Tecnologia. |
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Fábio Pessoa Vieira |
Ensino de Ciências |
Educação Ambiental |
Investiga a Educação Ambiental como um processo que se constitui nos mais diversos territórios e lugares tendo as experiências vividas como eixo central para a sua compreensão. |
Sustentabilidade ambiental em comunidades tradicionais |
Investiga a sustentabilidade ambiental que se realiza no cotidiano de comunidades tradicionais, tendo como alicerce para a constituição do sustentável, as pedagogias destas comunidades. |
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Epistemologias decoloniais e a formação docente |
Investiga as epistemologias decoloniais e suas ressonâncias na formação docente para o ensino das ciências. |
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Geilsa Costa Santos Baptista |
Ensino de Ciências |
Etnobiologia, Ensino e Formação de Professores de professores de Ciências Intercultural |
Tendo por base a etnobiologia, seu objeto de estudo e procedimentos de pesquisa, o objetivo do grupo é a problematização, discussão e produção de conhecimentos sobre o ensino, a aprendizagem de ciências e suas relações com a formação de professores para a diversidade cultural. Busca enfatizar o respeito e a consideração da diversidade de saberes e práticas culturais, incluindo aí a ciência e as culturas dos estudantes como ponto de partida para interações dialógicas. O grupo reconhece a importância da inclusão da história e da filosofia da ciência como eixo que desencadeia a problematização e a reflexão sobre a formação docente e educação científica intercultural, gerando espaços para elaboração e proposição de novas metodologias e estratégias de ensino e pesquisa. A importância da educação científica com enfoque intercultural radica na discussão sobre a ampliação das visões de natureza dos sujeitos com ideias científicas para tomada de decisões em variados contextos socioculturais. |
Gustavo Rodrigues Rocha |
História das Ciências
Filosofia das Ciências |
Ciência e Religião |
Eu tenho trabalhado em uma perspectiva particular de epistemologia historicizada, a saber, uma investigação através de estudos de casos sobre formas de “epistemes rejeitadas”, aquelas formas de saberes que foram (ou que são) rejeitadas no sistema de saber moderno – inclui-se nesse estudo transdisciplinar o diálogo entre i) história das ciências e estudos de gênero, ii) história das ciências e estudos pós-coloniais e subalternos, iii) história das ciências e o oculto/ místico/ paranormal/ hermético, iv) história das ciências e das religiões e v) história das ciências e da tecnologia e a teoria sistema-mundo. O objetivo é buscar uma categoria mais geral que inclua (mas transcenda) essas categorias particulares. O método desse trabalho é o estudo de casos: instituições alternativas, periódicos alternativos e iniciativas de pesquisas e de fomento alternativas. |
Divulgação Científica |
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Epistemologia |
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Epistemologia Feminista nos Estudos de Ciências |
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Fundamentos Filosóficos da Mecânica Quântica |
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História da Física do final do século XIX ao século XX |
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História da Psicologia e História da Psicanálise |
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História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física |
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Hélio da Silva Messeder Neto |
Ensino de Ciências |
Lúdico no ensino de ciências em uma perspectiva crítica |
Incluem-se trabalhos que investigam o papel do lúdico no ensino e na aprendizagem dos conceitos científicos a partir de uma concepção crítico-dialética. |
Divulgação Científica em uma perspectiva histórico-crítica |
Incluem-se trabalhos que investigam a divulgação do conhecimentos científico tomado os pressupostos histórico-críticos da análise e fazendo críticas às perspectivas pós-modernas de divulgação que relativizam o conhecimento científico |
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Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-Cultural no Ensino de Ciências |
Incluem-se trabalhos que investigam contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. |
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Indianara Lima Silva |
História das Ciências |
História da Física |
Pesquisas em história da física no século XX, história da física no Brasil e suas implicações para o ensino de física. |
História das Mulheres nas Ciências e Tecnologia |
Estudos sobre o legado intelectual e cultural de mulheres para o desenvolvimento das ciências e tecnologia. |
João Carlos Salles Pires da Silva |
Filosofia das Ciências |
Filosofia das Ciências |
No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein retira da teoria do conhecimento (ou epistemologia) qualquer privilégio filosófico. Ela seria algo como uma filosofia da psicologia e, como tal, não seria o objeto próprio da lógica filosófica, cuja tarefa primacial seria a demarcação do campo do significativo e não a mera procura de verdades, característica das ciências naturais. Entretanto, nas Investigações Filosóficas e, sobretudo, em seus escritos posteriores a 1946, Wittgenstein volta-se à análise de vivências e faculdades anímicas, tendo por tema a gramática de expressões como: querer dizer, ter a intenção de, lembrar, desejar, ver como, etc. Nesse momento teórico, tarefas da lógica passam a depender de considerações epistemológicas, ainda que, entretanto, as absorva. Pretendemos, então, em nosso projeto, à luz desse novo contexto de análise wittgensteiniana da gramática da experiência, analisar em que medida, por um lado, Wittgenstein reconheceria a atual e rica literatura sobre a virtue epistemology como um lance legítimo e mesmo necessário ao trabalho filosófico. Por outro lado, tendo em conta sobretudo a obra de Ernest Sosa, mostrar como as análises de Wittgenstein (em particular, sobre a relação entre faculdades anímicas e a determinação das características estruturais da experiência) podem ser acolhidas e reconhecidas como uma possível fonte de interesse e inspiração para a virtue epistemology, ao lado talvez de Aristóteles e Descartes. |
Jonei Cerqueira Barbosa |
Ensino de Ciências |
Matemática para o Ensino |
Investiga a matemática específica e característica do saber do professor de matemática. |
Formação inicial e continuada de professores de matemática |
Investiga ações específicas - programas ou políticas públicas - de formação inicial ou continuada para professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. |
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José Fernando Moura Rocha |
Ensino de Ciências |
História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências |
Pesquisas que visam investigar as contribuições e/ou implicações da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Pesquisas explorando a história da física e suas implicações para o ensino de física. |
José Luís de Paula Barros Silva |
Ensino de Ciências |
Ensino-aprendizagem de conceitos científicos |
Investigação de processo de ensino de conceitos físico-químicos, considerando seu desenvolvimento histórico, bem como suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes de Licenciatura em Química. |
Juan Manuel Sánchez Arteaga |
História das Ciências |
História da Biologia Humana e da Antropologia biológica |
História da Biologia Humana e da Antropologia naturalista. Alteridade, raça e racismo científico na história da ciência. |
História do pensamento evolucionista |
História do pensamento transformista/ evolucionista. Diferentes concepções naturalistas sobre a transformação/ evolução das espécies em diversas épocas e culturas, desde a antigüidade. |
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História das expedições científicas a América (S.XVI-XIX) |
História de viagens científicas e expedições científicas, preferencialmente no Brasil e na América Latina (S.XVI-XIX). |
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História das Ciências no Ensino de Biologia |
Contribuições e/ou implicações do uso da História das Ciências no Ensino de Biologia. |
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Katemari Diogo da Rosa
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Ensino de Ciências |
Interseccionalidades de Raça, Gênero e sexualidade na educação científica |
Investigações que consideram as intersecções entre raça, gênero e sexualidades como produtoras de opressões nos processos educativos em ciências, de modo geral, e na Física, em particular. |
Teoria Crítica da Raça e educação científica |
Discussões sobre os mais diversos aspectos dos processos educacionais em ciëncias a partir da perspectiva da Teoria Crítica da Raça que, dentre outros elementos, coloca a centralidade da discussão na questão racial, admitindo o racismo como estruturante de nossa sociedade e experiências no mundo das ciências, particularmente na Física. |
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Luca Tateo |
Filosofia das Ciências |
Desenvolvimento da imaginação científica |
Explora o papel dos processos imaginativos na epistemologia e na educação científica. Visa desenvolver e ampliar o campo de pesquisa da imaginação em ciências, envolvendo pesquisa, ensino e divulgação no campo dos estudos culturais aplicados à epistemologia e educação científica. Explora as maneiras como as pessoas formam suas ideias, por meio de uma combinação de trabalho imaginativo e não imaginativo e sua compreensão do conhecimento científico em contextos e práticas culturais. |
“Injustiça epistêmica” no campo da educação |
Explora o conceito de “injustiça epistêmica” no campo da educação, com particular enfoque na educação especial. Para construir sociedades melhores, mais inclusivas, democráticas e justas, devemos ser capazes de reconhecer as condutas, conscientes ou inconscientes, que têm consequências injustas, ou prejudicam moral e psicologicamente pessoas em qualquer tipo de condições especiais. |
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Luiz Carlos Soares |
História das Ciências |
História Social da Ciência e da Tecnologia |
História Social da Ciência e da Tecnologia entre os séculos XV e XIX, com especial interesse nos seguintes temas: 1) As “Ciências” no Renascimento; 2) A “Revolução Copernicana” e a Emergência da “Ciência Moderna”; 3) O Mecanicismo Newtoniano e as Bases Intelectuais da Revolução Industrial; 4) O Newtonianismo, a “Ciência Aplicada” e a Emergência da Tecnologia no Século XVIII; 5) A Ilustração, o Newtonianismo e a Filosofia Natural e Experimental no Século XVIII; 6) A História da Ideia de “Ciência” entre os Séculos XIII e XIX; e 7) As "Ciências" e a Cultura Científica no Brasil entre os Séculos XVI e XIX. |
Luiz Marcio Santos Farias
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Ensino de Ciências
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Didática das ciências e Matemática
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DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, FORMAÇÃO E PRAXEOLOGIAS PROFESSORAIS E DISCENTES - Pesquisas que se interessam pelas noções de praxeologia e instituição. Trata-se de identificar e caracterizar praxeologias. As instituições de uso da matemática correspondem ao contexto da vida “real” ou às outras disciplinas. Trata-se, então, de reconhecer primeiramente as praxeologias em diferentes instituições, para, em seguida, analisar as relações entre estas, o que permite, posteriormente, criar novas relações e também exportar uma praxeologia de uma instituição de uso ao ensino de matemática. Assim, o fenômeno de circulação de praxeologias entre diferentes instituições (CASTELA, 2016) pode ser analisado e produzido. Portando, esta linha de investigação em didática da matemática, pretende identificar a natureza dos fenômenos de ensino e como estes podem ser estudados e modificados. Em particular, o uso de contexto reais em aula exige a análise de uma dimensão institucional que permita compreender as lógicas de uso e as lógicas de ensino para, posteriormente, poder estabelecer relações entre as praxeologias matemáticas de uso e as praxeologias matemáticas escolares. Este elemento metodológico permite posteriormente gerar novas propostas didáticas inovadoras, dentro do Paradigma do Questionamento do Mundo (Chevallard, 2013) que é definido na TAD em oposição ao paradigma de ensino tradicional, denominado de visita à obra. Neste novo paradigma, o desenvolvimento da investigação tem papel fundamental e os estudantes são vistos como geradores de conhecimentos, como responsáveis pelo seu processo de aprendizagem. Para tal propomos o estudo da: - Evolução ao longo do tempo em uma instituição de ensino dada. Trata-se de estudar a evolução do currículo ao longo do tempo para colocar em evidência as condições e restrições internas e externas; - Transição dos saberes, continuidade e de ruptura; - Circulação dos saberes entre instituições; análise do trabalho a interdisciplinar; - Instituições produtoras de saberes africanos e das diásporas e enfrentamento do racismo. |
DIDÁTICA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - Pesquisas interessadas pelo uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos. Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de saberes em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação, da Didática das Ciências e Matemática atreladas às tecnologias educacionais, como referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática. Nesse cenário, insere-se mais um desafio para educação, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e de conhecer. Por outro lado, também é fato que o acesso às tecnologias educacionais já é uma realidade para parte significativa da população, o computador, por exemplo, é visto como um recurso didático cada dia mais indispensável, que traz versáteis possibilidades ao processo de ensino e aprendizagem e isso faz com que seja necessário a investigação do uso desse recurso. Assim, esta linha se propõe a pesquisar e desenvolver praxeologias acerca das tecnologias em cenários educacionais formais e não formais numa perspectiva inclusiva. Esta linha também fomenta experiências inovadoras para a educação que promovam a inclusão social no tocante às práticas educativas e o uso de tecnologias educacionais, englobando as tecnologias assistivas e o desenho universal. No intuito de se constituir como um espaço de experimentação teórico-metodológica e didático-formativa, busca realizar um trabalho colaborativo num movimento de integração dos diversos espaços formativos. |
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INCOMPLETUDE DO TRABALHO INSTITUCIONAL – A força motriz desta linha de pesquisa é a busca e abertura de novas praxeologias para o trabalho dos professores e estudantes nas instituições proporcionando a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto educacional. Esta linha de pesquisa objetiva reconhecer elementos que compõem uma conceituação da incompletude do trabalho institucional. O estudo desse fenômeno possibilita a identificação e clareza de problemas didáticos (PD) que subsidiarão investigações no campo da Didática das Ciências e Matemática a luz da teoria antropológica do didático. São investigados fenômenos didáticos e noções que vão das mais gerais às mais específicas, no que se refere ao conceito de incompletude do trabalho institucional. Como alternativa para enfrentamento desses PD, com vistas a minimização das dificuldades de ordem praxeológica no que se refere ao ensino/estudo de saberes relativos à incompletude do trabalho institucional, investiga-se o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) como caminho para enfrentamento das incompletudes. Investigar e reconhecer as incompletudes da atividade institucional, além de auxiliar no delineamento de problemas didáticos e objetos de investigação, conduz o foco das investigações em Didática do Núcleo Interdisciplinar em Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias-NIPEDICMT sobre oque especificamente se coloca como condição e restrição no trabalho institucional dos sujeitos diante de objetos do saber. As investigações nesta linha focam questões teóricas, metodológicas, didáticas e cognitivas que oferecem apoio às praxeologias de professores e aprendizes em diferentes instituições, como por exemplo na Educação Inclusiva, o que vem contribuindo para a estruturação de uma didática para o ensino de Ciências e Matemática oferecendo aos professores, ferramentas didáticas para acolher, em suas salas de aulas, todos os estudantes. |
Lynn Rosalina Gama Alves |
Ensino de Ciências |
Processos de ensino aprendizagem em distintos espaços mediados pelos jogos digitais, séries televisivas, redes sociais, entre outras interfaces da cultura digital |
Pesquisas que objetivem investigar a mediação das interfaces comunicacionais nos processos de ensino aprendizagem em distintos ambientes. Dentro desse contexto, investigações relacionadas com as funções executivas e jogos digitais, especialmente com jovens universitários estão totalmente aderente com a perspectiva investigativa. |
Maria Cristina Martins Penido |
Ensino de Ciências |
Ensino de conceitos científicos |
Trabalhamos buscando um aprimoramento das questões metodológicas para o ensino de Física nos diversos níveis de ensino. Voltamos à discussão para questões inerentes à experimentação bem como, para as questões de uso da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de física. |
Formação de professores |
Nesta linha pretendemos pesquisar a formação inicial e/ou continuada de professores de Física, enfatizando as seguintes questões: estrutura curricular e relações com a prática docente. Aplicação de novas metodologias e técnicas de ensino contemplando as dimensões históricas e filosóficas das ciências. Produção de materiais educacionais através das TIC e como estas são utilizadas no ensino médio. |
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Moema de Rezende Vergara |
História das Ciências |
Território, Ciência e Nação |
Estuda as contribuições de diversas ciências para a formação territorial do Brasil. Lembrando que o território brasileiro tinha uma grande parte desconhecida, durante vários períodos da história foi tarefa dos cientistas o conhecimento da natureza e de suas gentes. |
Nei de Freitas Nunes Neto |
Ensino de Ciências Filosofia das Ciências |
Sistemas Agroflorestais e Agroecológicos como recursos didático-pedagógicos |
Pesquisas envolvendo o planejamento, a implementação e a manutenção de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e agroecológicos como recursos didático-pedagógico para a educação em ciências e educação ambiental, incluindo a formação de professores de ciências, análise de mobilização das dimensões dos conteúdos, estudos etnográficos, entre outros aspectos. As atividades desta linha de pesquisa podem incluir o uso de Questões Sociocientíficas (QSC), a abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a realização e análise de Ações Sociopolíticas (ASP), entre outros. São acolhidos projetos que contemplem ao menos uma parte de suas atividades na zona rural. |
Olival Freire Júnior |
História das Ciências |
História das Ciências |
Pesquisas explorando a história das ciências da natureza, particularmente, ao longo dos séculos XIX e XX, e suas implicações educacionais e culturais. |
Rejane Maria Lira da Silva |
Ensino de Ciências |
Educomunicação |
Investigação sobre a educação enquanto ação comunicativa, tendo a comunicação como um fenômeno presente em todos os modos de formação do ser humano. |
Ensino de Ciências, Educação Científica e Educação em CTS |
Investigação sobre as possibilidades e limitações de intervenções pedagógicas em educação científica com estudantes da Educação básica. |
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Educação Museal |
Investigação pautada na educação museal, definida como um quadro teórico e metodológico à serviço da elaboração, da realização e da avaliação das atividades educativas no meio museal, atividades cujo objetivo principal é a aprendizagem de saberes (conhecimento, habilidades e atitudes) pelo visitante. |
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Rosiléia Oliveira de Almeida |
Ensino de Ciências |
Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia |
Investigação do processo de desenvolvimento e aplicação colaborativa de inovações educacionais em salas de aula de Ciências e Biologia e no campo da Educação Ambiental, bem como dos processos de ensino e de aprendizagem envolvidos. |
Multiculturalismo, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia |
Investigação das relações entre cultura e aprendizagem escolar e do processo de desenvolvimento de abordagens metodológicas e estratégias didáticas que promovam a educação científica e ambiental culturalmente sensível. |
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Waldomiro José da Silva Filho |
Filosofia das Ciências |
Epistemologia |
Investigações em Epistemologia Contemporânea, notadamente temas em torno da definição, natureza e valor do conhecimento e da justificação epistêmica. Entre os tópicos centrais encontram-se problemas ao redor da "epistemologia do testemunho" e "epistemologia do desacordo". Uma fonte fundamental encontra-se no Naturalismo Epistemológico e na Epistemologia das Virtudes. São acolhidos projetos em Filosofia das Ciências. |