Processo Seletivo

Alunos Regulares:

 
1°- Quando ocorre o processo seletivo para alunos regulares (mestrado/ doutorado) do PPGEFHC?
  • O processo seletivo de alunos regulares (mestrado/doutorado) ocorre, anualmente, no final do segundo semestre letivo. O lançamento do edital é divulgado no site oficial do Programa, contendo todas as informações acerca da seleção.
2° -Quem pode participar da seleção?
  • Estudantes que já concluíram o curso superior na área de Ensino de Ciências e Matemática, que queiram tomar como objeto de pesquisa temas relacionado ao ensino, à história e à filosofia das disciplinas científicas. Além disso, graduandos oriundos da área de humanidades, a exemplo da Filosofia e da História, que queiram tomar temas relacionados à ciência como seus objetos de estudo.
3°-Quais são as etapas do processo seletivo?
  • As etapas da seleção de alunos regulares para Mestrado são: exame de proficiência em língua estrangeira, prova escrita em conhecimentos específicos, análise do anteprojeto e do curriculum lattes e prova oral.
 
As etapas da seleção de alunos regulares para Doutorado são: exame de proficiência em língua estrangeira, análise do anteprojeto e do curriculum lattes, prova oral.
 

Alunos Especiais:

 
1°- Quando ocorre a seleção para aluno especial do PPGEFHC?
  • As inscrições para a seleção simplificada de alunos especiais ocorrem, semestralmente, entre o final de um semestre letivo e o seguinte.
2°- Quem pode participar da seleção de alunos especiais?
  • Estudantes que tenham interesse em cursar disciplinas relacionadas ao ensino, à história e à filosofia das disciplinas científicas.
3°- Quais são as etapas da seleção para alunos especiais do PPGEFHC?
  • Os (as) estudantes deverão fazer a inscrição no processo seletivo, seguindo as orientações específicas do edital, e enviar e-mail para o (a) docente que ministrará a disciplina, explicitando os motivos pelos quais o estudante deseja cursar a disciplina.