Perguntas Frequentes

Bolsa de Estudo:
 
1°- Todos os estudantes recebem bolsas de estudo?
  • Não. Somente aqueles estudantes pré-selecionados pela Comissão de Bolsas e que cumprirem as condições estabelecidas pelas agências financiadoras.
2°- Quando ocorre o processo de seleção para bolsas de estudo (mestrado e doutorado)?
  • Durante todo o ano.
 
Qualificação e Defesa:
 
1°- Quem deve fazer a solicitação para formação de banca para qualificação e defesa, o (a) orientador (a) ou o (a) orientando (a)?
  • O (A) orientador (a) é quem solicita a banca por meio do formulário eletrônico que se encontra na página do Programa.
 
2°- Quando posso realizar o exame de qualificação?
  • O exame de qualificação pode ser solicitado a qualquer tempo. desde que o estudante tenha cumprido todos os créditos em disciplinas (obrigatórias e optativas). além de ter concluído a atividade Seminários de Pesquisa, como conta no art. 11º do Regimento interno do PPGEFHC.
 
3°- Em que período isso deve ser feito?
  • O (a) estudante de Mestrado deverá realizar exame de qualificação até o final do terceiro semestre ou, excepcionalmente, mediante aprovação pelo colegiado, no começo do quarto semestre. A banca do exame de qualificação será constituída por três membros, incluindo o (a) orientador (a).
  • O (a) estudante de Doutorado deverá realizar exame de qualificação até o final do sexto semestre ou, excepcionalmente, mediante aprovação pelo colegiado, no começo do sétimo semestre. A banca do exame de qualificação será constituída por três membros, incluindo o (a) orientador (a).
(Ver Art.11 e Art.13 do Regimento Interno do PPGEFHC)
 
4°- Quanto aos procedimentos para qualificação e defesa, quais documentos devem ser necessários para dar entrada ao processo?
  • Para a qualificação do Mestrado, o (a) estudante deverá entregar material que represente parte substancial da dissertação a ser defendida, constando de um ou mais capítulos da dissertação em versão preliminar. Quando o (a) mestrando (a) fizer o exame de qualificação, três aspectos deverão ter sido contemplados:
a) o aluno deve ter completado todos os créditos necessários em disciplinas (obrigatórias e optativas) e seminários de pesquisa; 
b) a amplitude do projeto e seu teor deverão estar bem definidos; 
c) parte expressiva do texto deverá estar redigida, de modo que seu julgamento possa favorecer a redação final da dissertação, ampliando as garantias de que seja concluída com sucesso                  e no tempo previsto.
 
  • Para a qualificação do Doutorado, o (a) estudante deverá entregar material que represente parte substancial da tese a ser defendida, constando de dois ou mais capítulos da tese em versão preliminar. Quando o (a) doutorando (a) fizer o exame de qualificação, três aspectos deverão ter sido contemplados:
a) o aluno deve ter completado todos os créditos necessários em disciplinas (obrigatórias e optativas) e seminários de pesquisa; 
b) parte expressiva do texto deverá estar redigida, de modo que seu julgamento possa favorecer a redação final da tese, ampliando as garantias de que seja concluída com sucesso e no                       tempo previsto. (Ver Art.11 e Art.13 do Regimento Interno do PPGEFHC)
 
O (A) estudante, para solicitar julgamento da dissertação ou tese, deverá encaminhar requerimento específico ao Colegiado, juntamente com 5 (cinco) exemplares da dissertação ou 7 (sete) exemplares da tese.
(Ver Art.19 do Regimento Interno do PPGEFHC).
 
 
Disciplinas e Créditos:
 
1°- As disciplinas (obrigatórias e optativas) cursadas pelos estudantes do Mestrado, do mesmo Programa, podem ser aproveitadas no Doutorado? Caso a resposta seja sim, há algum limite?
Depende. As disciplinas obrigatórias, cursadas durante o Mestrado poderão ser aproveitadas no Doutorado, desde que sejam obrigatórias também.
As disciplinas obrigatórias cursadas durante Mestrado não poderão ser aproveitadas no Doutorado como disciplinas optativas.
As disciplinas optativas, cursadas durante o Mestrado, não poderão ser utilizadas nem como optativas e nem como obrigatórias no Doutorado.
As disciplinas cursadas como aluno especial poderão ser utilizadas para o cumprimento de créditos tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, contudo, se elas já tiverem sido aproveitadas durante o Mestrado, não poderão sê-las no doutorado.
Não existem limites para o aproveitamento, desde que o estudante satisfaça as condições estabelecidas anteriormente.
 
2°- As disciplinas (obrigatórias e optativas) cursadas pelos estudantes do Mestrado, em outro Programa, podem ser aproveitadas no Mestrado ou no Doutorado? Caso a resposta seja sim, há algum limite?
  • As disciplinas cursadas em outros Programas submetem-se as mesmas condições estabelecidas para as disciplinas cursadas no Programa. Contudo, o pedido de aproveitamento deve ser acompanhado da ementa da disciplina cursada e o comprovante de conclusão da mesma.
 
3°- Qual o número de créditos que deve ser cumprido, entre disciplinas obrigatórias e optativas, no Mestrado e no Doutorado?
  • Para a conclusão do curso de Mestrado, o aluno deverá cumprir 18 créditos em disciplinas, conforme grade curricular do curso, e aprovação nas seguintes atividades, que compõem a grade curricular: projeto de dissertação, seminário de pesquisa, exame de qualificação e pesquisa orientada (com defesa pública da dissertação).
  • Para a conclusão do curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir 20 créditos em disciplinas, conforme grade curricular do curso, e aprovação nas seguintes atividades, que compõem a grade curricular: projeto de tese, seminário de pesquisa, exame de qualificação, e pesquisa orientada (com defesa pública da tese).
(Ver Art.16 e Art.18 do Regimento Interno do PPGEFHC).